Terror

BOMBAS DE EFEITO MORAL

by on Apr.22, 2013, under Manuais, Menos Letais

Elas fazem parte dos chamados “armamentos de distração”, usados quando se quer amedrontar ou incapacitar um inimigo sem matá-lo. A bomba de efeito moral propriamente dita é parecida com a granada militar comum. Quando acionada, ela inflama uma mistura química que explode com grande estrondo, normalmente espalhando uma nuvem de talco. Mas, enquanto as granadas militares soltam estilhaços de metal mortíferos, as de efeito moral são feitas com um plástico que se desintegra – assim, não ferem ninguém, pelo menos em teoria.

policial-segura-pino-de-bomba-de-efeito-moral-durante-protesto-de-manifestantes-do-mtst-movimento-dos-trabalhadores-sem-teto-na-praca-gomes-pedrosa-proxima-ao-palacio-dos-bandeirantes-sede-do-governo-1333391052296_956x500

Na prática, as explosões são fortes o suficiente para provocar contusões graves em quem estiver por perto. Muitas vezes, esse tipo de granada acaba soltando estilhaços que podem acertar quem estiver por perto, causando ferimentos e queimaduras, e caso acerte os olhos, pode te deixar cego!

402px-ArmasNaoLetaisRooseweltPinheiroAgenciaBrasil

Modelos usado pela policia militar:

gl304

A granada GL-304 foi projetada para ser utilizada em operações de controle de distúrbios e combate à criminalidade. Possui grande efeito atordoante provocado pela detonação da carga explosiva, associado a uma nuvem de um pó branco de efeito moral, sem agressividade química.

Ao ser lançada a granada, após a retirada do grampo de segurança, osistema de acionamento ejeta a alça do acionador, percute a espoleta e inicia o funcionamento da coluna de retardo até a detonação da granada. Com a detonação forma-se uma nuvem de talco inerte. No controle de distúrbios a granada deve ser lançada para explodir a uma distância mínima de 10 metros dos infratores da lei. Deve ser lançada em ambiente aberto. Em contato com materiais de fácil combustão pode provocar chamas.

Características:

Granada de formato cilíndrico, confeccionada em borracha na cor branca. É dotada de acionador tipo EOT (espoleta de ogiva de tempo), com argola e grampo de segurança. Contém misto explosivo de baixa velocidade e uma carga de pó inócuo. O sistema de duplo estágio utilizado faz com que o corpo rígido do acionador seja ejetado antes da explosão da granada. Com isso, ao explodir, a granada lançará apenas fragmentos de borracha, evitando-se, assim, causar lesões tanto no agente da lei quanto nas pessoas que estejam na cena da ocorrência policial. Leva 2,5 segundos para explodir após ser acionada.

 

gm100

A granada GM-100 foi projetada para ser utilizada em operações de controle de graves distúrbios e no combate à criminalidade, quando os infratores da lei encontram-se protegidos por barricadas ou colchões. Possui grande efeito atordoante provocado pela detonação da carga explosiva, associada ao impacto dos múltiplos projetis de borracha.Ao ser lançada a granada, após a retirada do grampo de segurança, o sistema de acionamento ejeta a alça do acionador, percute a espoleta e inicia o funcionamento da coluna de retardo até a detonação da granada. Com a detonação, são lançados os projetis de borracha. No controle de distúrbios a granada deve ser lançada para explodir a uma distância mínima de 10 metros dos infratores da lei. Deve ser lançada em ambiente aberto. Em contato com materiais de fácil combustão pode provocar chamas.

Granada esférica confeccionada em borracha na cor preta, contendo 130 projetis esféricos de borracha. É dotada de acionador tipo EOT (espoleta de ogiva de tempo), com argola e grampo de segurança, de duplo estágio, que ejeta o corpo do acionador antes da explosão da granada.

 

gl307A granada GL-307 foi projetada para ser utilizada em operações de controle de distúrbios e combate à criminalidade. Possui grande efeito atordoante provocado pela detonação da carga explosiva associado à luminosidade intensa que ofusca a visão dos agressores por alguns segundos, permitindo uma eficiente ação policial. Ao ser lançada a granada, após a retirada do grampo de segurança, o sistema de acionamento ejeta a alça do acionador, percute a espoleta e inicia o funcionamento da coluna de retardo até a detonação da granada. Com a detonação ocorre um flash de luz de alta intensidade. No controle de distúrbios a granada deve ser lançada para explodir a uma distância mínima de 10 metros dos infratores da lei. Deve ser lançada em ambiente aberto. Em contato com materiais de fácil combustão pode provocar chamas. Granada de formato cilíndrico, confeccionada em borracha na cor preta. É dotada de acionador tipo EOT (espoleta de ogiva de tempo), com argola e grampo de segurança. Contém misto explosivo de baixa velocidade, misto iluminativo para produção de um flash e uma carga de pó inócuo. O sistema de duplo estágio utilizado faz com que o corpo rígido do acionador seja ejetado antes da explosão da granada. Com isso, ao explodir, a granada lançará apenas fragmentos de borracha, evitando-se, assim, causar lesões tanto no agente da lei quanto nas pessoas que estejam na cena da ocorrência policial.

Estas tres granadas e a maioria das armas não letais utilizadas pela policia são fabricadas pela Condor

 

COMO LIDAR COM A BOMBA DE EFEITO MORAL:

Não há muito que se fazer, no máximo o que você pode fazer é se previnir utilizando roupas grossas o suficiente que segurem os estilhaços, óculos de serralheiro ou pintor e protetores auriculares, caso uma destas bombas venha explodir perto de você, nunca tente pegar pois o risco dela explodir na sua mão e arrancar um dedo seu é muito alto, tudo o que se pode fazer é se virar de costas para proteger os órgãos vitais. Escudos são ótimos pra se proteger!

Lembre-se, é apenas uma arma de distração! Mantenha a calma e não saia correndo sem direção que nem um idiota.

 

PRIMEIROS SCORROS

Caso você ou alguem for atingido por estilhaços de bomba de efeito moral deve-se , antes de tudo, ver o quanto o ferimento é grave, se for muito artificial só precisará limpar com alcool ou sabão neutro, retirar os estilhaços com uma pinça (se forem poucos), passar soro fisiológico e fazer um curativo simples com gase. Caso o ferimento for mais grave deve-se analisar o risco da permanecia da pessoa no local do conflito, analisar se haverá mais riscos de ser atingido ou de ser preso, leve a pessoa para um lugar longe da area de conflito e aplique os primeiros socorros. Não sendo possivel aplicar estes primeiros socorros, pela gravidade do ferimento ou pelo numero alto de estilhaços, leve a pessoa a um pronto socorro comum. Lembre-se de se livrar de todas quaisquer provas q possam te incriminar antes de entrar no pronto socorro, pois provavelmente a direção de lá  chamará a policia para averiguar o caso.

 

:,

3 Comments for this entry

  • Magno

    Sao armas não letais que se adequam as politicas dos direitos humanos.

  • Anônima

    Condor: Empresa financiada pela Faperj com dinheiro público não reembolsável para fabricar armas não letais.
    Condor: Empresa que recebe apoio do Cefet/ RJ para a fabricação de armas não letais.
    Rede Globo: empresa que se diz apoiar a democracia, mas dá o Prêmio Faz a Diferença (2010) para um fabricante de armas.

  • Nina

    A bomba de efeito moral, quando explode muito perto, também pode deixar surdo…

Leave a Reply

Looking for something?

Use the form below to search the site:

Still not finding what you're looking for? Drop a comment on a post or contact us so we can take care of it!

Visit our friends!

A few highly recommended friends...