Terror

BALAS DE BORRACHA

by on Apr.28, 2013, under Manuais, Menos Letais

balas de borracha

Bala de borracha consiste de um projétil de látex, geralmente utilizado para conter tumultos violentos ou manifestações onde a intenção é de dispersar protestos e distúrbios. O nome técnico desse tipo de munição é munição de elastômero e pode apresentar-se em vários formatos e tipos.

Basicamente é encontrado no calibre 12gauge, podendo constituir-se de projétil singular ou em vários fragmentos.

É semelhante a munição comum, pois tem uma cápsula com pólvora para impulsioná-la e uma ponta, que é a parte que atinge o alvo. A diferença é que a ponta não é de metal como nas munições comuns, mas de borracha.

A vantagem desse material é que ele não perfura a pele, porém a munição de borracha pode causar ferimentos graves se atingir o rosto, cabeça e até fatal em pontos como nuca, ou dependendo da distancia, afundar o crânio pelo impacto da bala. Por isso os tiros só devem ser dados na direção das pernas, mas também são atiradas diretamente contra o “alvo”

Surgiram na década de 70 na Irlanda do Norte, depois que o Exército britânico, à guisa de “conter terroristas”, andou abrindo fogo contra marchas pacíficas pela independência, matando gente armada com gritos e cartazes.

bala1

 

Como funciona:

Ao pressionar o gatilho da arma, um mecanismo interno se choca velozmente contra o cartucho, fazendo com que a mistura química da espoleta gere uma faísca. Essa, por sua vez, é a principal responsável pela explosão da carga de pólvora, comprimida dentro da munição. A reação gera pressão suficiente para empurrar a bucha e, consequentemente, disparar os projéteis a uma velocidade de 240 metros por segundo.

az_espadas_pump_pistol

Efeitos:

Por serem revestidos de borracha, os projéteis não chegam a penetrar no corpo da vítima. Porém, causam fortes dores, hematomas e, frequentemente, cortes. Não é à toa que a distância mínima recomendada para o uso dessas munições é de 20 metros. Além disso, o operador da arma deve disparar os tiros na altura das pernas e, nunca, acima da cintura.

Mesmo assim, acidentes podem acontecer. Os projéteis costumam ricochetear e, nesse caso, podem atingir os olhos das vítimas. Essa imprevisibilidade é a grande desvantagem desse tipo de armamento e já causou desde fraturas até o rompimento de artérias. Também existem inúmeros casos de projéteis que penetraram na cabeça, peito e abdômen das vítimas.

12041774bala5

Modelos de balas:

am403O cartucho cal. 12 AM-403 foi projetado para ser utilizado no controle de graves distúrbios e combate à criminalidade com a finalidade de deter ou dispersar infratores da lei, em alternativa ao uso de munições convencionais. As munições de impacto controlado possuem alto poder de intimidação psicológica, provocam hematomas e fortes dores.O cartucho é composto de estojo de plástico com base de metal, espoleta de percusão, carga de projeção e 1 projétil cilíndrico de elastômero macio na cor preta. Deve ser utilizada de 20 a 50 metros de distancia.

 

am403p“Amarelinha” O cartucho cal. 12 AM-403/P foi projetado para ser utilizado no controle de graves distúrbios e combate à criminalidade com a finalidade de deter ou dispersar infratores da lei, em alternativa ao uso de munições convencionais. As munições de impacto controlado possuem alto poder de intimidação psicológica, provocam hematomas e fortes dores. O cartucho é composto de estojo de plástico com base de metal, espoleta de percusão, carga de projeção e 1 projetil de elastômero macio na cor amarela, com formato aerodinâmico e saia estabilizadora que conferem elevada precisão ao tiro.O cartucho é composto de estojo de plástico com base de metal, espoleta de percusão, carga de projeção e múltiplos projetis esféricos e elastômero macio na cor preta.Deve ser utilizada de 20 a 50 metros de distancia.

 

PRIMEIROS SOCORROS

Acalme a pessoa, analise o risco de continuar no espaço de conflito. Limpe o ferimento com soro fisiológico e agua, cubra com uma gase ou pano limpo. Geralmente uma bala de borracha causa esfolamento, vermelhidão e inchaço no local atingido dependendo da distancia de que foi disparada. O ferimento sara-se naturalmente em duas semanas se estiver sempre limpo.

:,

Leave a Reply

Looking for something?

Use the form below to search the site:

Still not finding what you're looking for? Drop a comment on a post or contact us so we can take care of it!

Visit our friends!

A few highly recommended friends...